sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Turista e seus direitos

                     Estamos em tempo de férias e é muito comum sairmos pra dar uma relaxada, esquecer dos problemas e fazer uma bela viajem com a família, porém é importante lembrar que a maioria das pessoas enquanto turistas se equecem dos seus direitos básicos e muitas vezes são explorados financeiramente ou tem diversos problemas ocasionados por serviços que são realizados de maneira a não satisfazer o que foi contratado e também aqueles que sequer prestam o serviço contratado deixando assim o "turista a ver navios" por isso é necessario tomar alguns cuidados antes de entrar neste mar de problemas que podem até fazer com que suas tão sonhadas férias se tornem frustrantes e cansativas, além de trazer inumeras dores de cabeça.

                      Abaixo quero deixar algumas dicas para você se precaver destas situações e tentar minimizar seus possiveis problemas durante suas férias.

                       A primeira coisa é você contratar uma agência de turismo que seja idônea e possa lhe dar todo suporte necessário em sua viagem em seguida ter tudo o que foi tratado e acordado por escrito para que caso tenha algum problema você está amparado legalmente.

                        Um costume que a grande maioria dos brasileiros geralmente não tem é o de se informar antes da viagem sobre os seus direitos enquanto turista. Isso é fundamental, afinal, todos nós estamos sujeitos a imprevistos como alteração de voo, cancelamento de voo, atrasos muito grandes em trens, ônibus, problemas no hotel, pousada, má prestação do serviço contratado, etc. Acredite, estes problemas acontecem muito mais do que você imagina e podem acabar com a sua viagem. Se você souber antes como agir, você ganha muito tempo e nunca será “passado para trás”, pois, você saberá como exigir seus direitos. Jamais abra mão do que é correto pela lei sob o argumento de não criar confusão ou ter vergonha. Exatamente porque muitas pessoas agem assim, as empresas abrem mão de fazer o certo para obter vantagens e até lucro. Claro, eu não estou dizendo que você precisa fazer um “escândalo” para resolver o problema, use sempre o bom senso, converse com quem realmente pode resolver o problema, seja sempre educado(a), mas exija os seus direitos legais. Afinal, se a legislação existe, o nosso dever é exigir o seu cumprimento sempre.

                 Para ter valor legal,"conforme citei acima" tenha sempre por escrito tudo o que foi acordado com os diversos prestadores de serviços no turismo. A promessa verbal para fins jurídicos não tem valor algum e são quase impossíveis de provar, sabendo disso, quem age de má fé vai evitar sempre colocar o que foi combinado por escrito. Exemplo: você reservou um tipo de quarto no hotel e teve a promessa do atendente de que o mesmo tem hidromassagem, ar condicionado digital, vista para o mar, etc..e ao chegar, não é nada disso. Se você tiver tudo por escrito, você tem como exigir o seu direito depois ou em caso de negativa do hotel, você deverá aciona-lo judicialmente e com certeza vai receber uma indenização pelos danos causados.
               Como diziam os antigos caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguem portanto devemos estar sempre amparados e prontos para caso aconteça algum imprevisto e no mais é aproveitar a viagem e curtir as férias.


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